Sou publicitário. E me veio a ideia de usar este blog para divulgar esta profissão e seus derivados. Ossos do ofício. Por estes dias comecei a ler mais, a seguir no twitter e acompanhar as notícias de um blog, que em minha opinião, esbanja informação desta área de forma cômica e direta. Louco não, Publicitário será a fonte desta série que inicio hoje.
A publicidade e a propaganda quase sempre estão associadas à criatividade. Um dos aspectos da propaganda e publicidade que mais chama a atenção é o uso da criatividade. Nas agências os profissionais da criação, usualmente, é tido como "maluco", ou eles próprios se travestem desse papel-perfil, ajudando a reforçar a fama. A ideia básica da propaganda é chamar, capturar a sua atenção e, em seguida, passar o recado. De preferência rapidamente, pois a atenção é fugidia. Pura e simplesmente isso, só isso. Só que para chamar a atenção fica sendo cada vez mais difícil pela multiplicidade de apelos, pela "gritaria", auditiva e visual, a que somos submetidos. E quanto mais "gritam", mais somos seletivos. Aliás, esta é uma das razões pelas quais dizem que, em pouco tempo, teremos empresas comprando a nossa atenção, pois a atenção torna-se um dos bens mais procurados pelas empresas e mais raros de serem encontrados. Abaixo, duas propagandas que falam muito e completam meu pensamento.
Esta primeira trata-se de uma bacana criatividade, onde o adesivo de chão em uma loja de cosmético faz alusão aos cabelos lisos após o uso do shampoo da ocasião. A agência é das Filipinas, e criou esta campanha para o shampoo Biolink VCO. Realmente o chão está liso !
Esta outra, é referente a tragédia ocorrida no Japão. Um anúncio simples, prático e facilmente entendido por qualquer habitante desse mundo. Help Japan, é o que todos pedem nesse momento. A ideia é do estúdio de design Signalnoise.
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