quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Cativar...

“Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposas igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro.
Serás para mim único no mundo.
E eu serei para ti única no mundo...”
Saint-Exupéry

Já parou para pensar na importância de valorizar quem você cativa? Este termo “cativar”, o famoso autor, Saint-Exupéry coloca com muita adequação na obra, “O Pequeno Príncipe”. O mesmo termo deveria ser aplicado a todos nós, como responsabilidade de exercer sob quem torna importante em nossas vidas, porém, muitas vezes “cativar e sua importância” é deixado de lado. É contundente perceber o quanto podemos deixar certas tarefas necessárias ao bom relacionamento de lado, finalizar relações e deixar com que as melhores lembranças e até mesmo aquele ou aquela que participou com você de todas as trocas e aprendizagens, se morra. É triste depois de ser cativado por alguém, simplesmente, perceber que a responsabilidade com que a pessoa que o fez deveria assumir, acaba se resumindo em uma falta de sensibilidade a ponto de transformar tudo aquilo que um dia foi vivo em morto. Finalizo, interpretando tal trecho, como quando você conquista a amizade ou o amor de uma pessoa você se torna tão importante pra ela que passa a ser responsável por esta pessoa e isso deve ser recíproco. Devemos ser responsáveis pelos sentimentos de quem nos ama e elas pelos nossos.

1 comentários:

Eliana disse...

"Quando se ama não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós." (Clarice Lispector)

e é dentro de nós que trazemos esse dom de saber cativar, de saber dar e receber amor, de valorizar quem nos é essencial, pois tudo que for somente de fora pra dentro não será tão intenso e verdadeiro...talvez seja por isso que algumas relações se tornam tão frágeis...muitos não querem experimentar essa "responsabilidade".

...mas que sabemos ser maravilhosa...rsrsss

fica com Deus
fica na paz
bj